04/11/2009: Cruzeiro 2 X 1 Argentino Juniors

quarta-feira, 4 de novembro de 2009



Links
Reportagem sobre o jogo

Ficha Técnica
Cruzeiro 2 X 1 Argentino Juniors
Motivo: amistoso despedida de Sorín
Data: 04/11/2009 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Público: 42.216 presentes
Renda: 90 toneladas de alimentos
Gols: Bernardo, aos 7 min, Guerrón, aos 20 min, e Santibañez, aos 44 min do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio (Andrey) (Rafael); Diego Renan (Patric), Gil (Vinícius), Fabinho Sorín (Athirson); Henrique (Elicarlos) (Uchoa), Marquinhos Paraná (Jancarlos), Fernandinho (Sorín) e Gilberto (Bernardo); Thiago Ribeiro (Guerrón) e Wellington Paulista (Eliandro) (Leandro Lima)
Técnico:Adilson Batista
Argentinos Juniors: Peric (Frandino); Fernández, Berardo (Sola), Basualdo e Sola (Alfonso); Lima, Rios (Salazar), García (Dominguez) e Gianni (Santibañez); Romero (Jaime) e Alfonso (Sorín) (Franco)
Técnico:Norberto Batista
Cartões amarelos: Fernández e Franco (Argentinos Juniors); Wellington Paulista (Cruzeiro)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do site Globominas
Cruzeiro e Argentinos Juniors se enfrentaram na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Mas o jogo em si não foi o mais importante. Quem chamou a atenção na Pampulha foi o dono da festa, o argentino Juan Pablo Sorín, que se despediu do futebol na vitória cruzeirense por 2 a 1, gols de Bernardo e Guerrón, contra um de Santibañes.

A festa foi grande. Uma preliminar envolvendo artistas, ex-jogadores e amigos de Sorín foi a primeira atração da noite. Depois, a banda Skank levantou as arquibancadas do Mineirão. Após o show, o craque argentino fez discurso, recebeu várias placas e homenagens, e gravou seus pés na calçada da fama do estádio. E, finalmente, as duas equipes mais marcantes da carreira do jogador se enfrentaram. Mais de 90 toneladas de alimentos foram arrecadados e serão doados para instituições de caridade de Belo Horizonte.

O jogo

As duas equipes entraram em campo para jogar um amistoso. O ritmo foi lento e o jogo não teve jogadas mais ríspidas e violentas. Afinal, ambos estão concentrados nos campeonatos de seus países. Enquanto o Cruzeiro é o sexto colocado do Brasileirão, o Argentinos Juniors é o sétimo do Torneio Apertura, na Argentina.

Aos 25 minutos, o técnico Adílson Batista fez quatro mudanças de uma vez. Tirou Gil, Marquinhos Paraná, Henrique e Bernardo e colocou Vinícius, Elicarlos, Jancarlos e Bernardo. Com isso, o jogo que já era lento ficou ainda mais devagar, já que os argentinos também vieram com uma equipe mista. Logo depois Andrey entrou no lugar de Fábio, que completou 300 partidas com a camisa do Cruzeiro. Aos 36 minutos, mais mudanças no Cruzeiro. Saíram Wellington Paulista e Diego Renan e entraram Eliandro e Patric.

Para se ter ideia do clima da partida, o goleiro do time argentino, o chileno Peric, tinha uma câmera fotográfica consigo, guardada perto da trave que defendia, e, de tempos em tempos, tirava fotos do jogo e do estádio.

O primeiro tempo terminou mesmo no 0 a 0, num jogo muito mais de festa do que de competição.

Sorín no Argentinos Juniors

Na volta do intervalo, Sorín voltou com a camisa do Argentinos Juniors, primeiro clube de sua carreira. No seu lugar entrou Athirson. Guerrón também entrou para participar da festa, no lugar de Thiago Ribeiro.

O segundo tempo começou mais movimentado. Guerrón e Bernardo tiveram chances claras de gol antes dos cinco minutos, mas pararam no goleiro Peric.

O Argentinos também se movimentava, tentando chutes de média e longa distância, com Basualdo e Romero.

Gols como homenagem

Mas foi mesmo o Cruzeiro que abriu o placar da partida. Aos sete minutos, Bernardo penetrou pela área e bateu forte, na saída do goleiro. O detalhe é que o jovem jogador cruzeirense dedicou o gol a Sorín e foi comemorar o gol com o ídolo, que o carregou no colo, mesmo com a camisa do time adversário.

Depois do gol, foi a vez do time argentino promover mudanças no atacado. Entraram Salazar, Dominguez e Jaime e saíram Garcia, Rius e Romero. No Cruzeiro, entrou o jovem goleiro Rafael, no lugar de Andrey.

Aos 12 minutos, Sorín voltou ao Cruzeiro, no lugar de Fernandinho. Em seu lugar, no Argentinos, entrou Franco. Sorín beijou a camisa do time argentino ao tirá-la.

Leandro Lima e Uchôa também entraram. Saíram Eliandro e Elicarlos.

Aos 20 minutos, Guerrón fez mais um gol. Recebeu lançamento, avançou em velocidade, passou pelo goleiro e fez o segundo gol do Cruzeiro. O equatoriano também comemorou o gol com Sorín.

O restante do jogo seguiu em ritmo de festa. A cada toque de Sorín na bola, o Mineirão entrava em delírio e comemorava como se fosse um gol.

Aos 44 minutos, o time argentino diminuiu o placar.Santibañes bateu de fora da área, a bola desviou em Patric e enganou o goleiro Rafael.

O placar ficou mesmo no 2 a 1 para o Cruzeiro e o esperado gol de despedida do ídolo acabou não saindo.

Mas, muito mais importante que o resultado do jogo, o show do Skank ou a grande festa da torcida, foram as 90 toneladas de alimentos arrecadados para o evento, e que serão doados para várias entidades filantrópicas de Belo Horizonte. Este sim, o último golaço da carreira profissional do grande, inesquecível e eterno Juan Pablo Sorín.