12/03/2006: Cruzeiro 2x0 URT

domingo, 12 de março de 2006




Cruzeiro 2x0 URT
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 12/3/2006
Local: Mineirão
Público: 6.534 pagantes
Renda: R$ 28.06,00
Árbitro: Rogério Pereira da Costa
Gols: Élber, aos 8 min do primeiro tempo e Anderson, aos 34 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioJonathanMoisésEdu Dracena e Júlio César (Anderson); JonílsonFábio Santos e Francismar (Kerlon); GilAlecsandro (Diego) e Élber
Técnico: Paulo César Gusmão.
URT:  Zé Humberto; Adriano, Bráulio, Germano e Ivan; Rodrigo, Mantena, Thiago e André; Valdenir e Carioca
Técnico: Souza
Cartões Amarelos: Bráulio, Rodrigo, Mantena, Valdenir, Zé Humberto e Ivan (URT); Moisés e Anderson (Cruzeiro)

********

Cruzeiro vence URT e decide vaga com o rival
Pedro Ivo Martins
Do Pelé.Net
Em Belo Horizonte (MG)

O Cruzeiro conseguiu uma vitória pouco convincente sobre a URT, neste domingo, no Mineirão, por 2 x 0, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, e os três pontos não valeram a liderança da competição, já que o Ipatinga venceu o Guarani por 4 x 3. A Raposa não recuperou o primeiro lugar e enfrenta o Atlético-MG nas semifinais.

O Cruzeiro acreditava na possibilidade de terminar a fase inicial do Estadual em primeiro lugar, colocação que ocupou em grande parte da competição. O time celeste também entrou em campo para apagar a derrota do último domingo diante do Ituiutaba, a primeira neste ano, que acabou desencadeando uma crise no clube, com duras críticas do vice-presidente Zezé Perrella.

A tarefa da Raposa foi facilitada pelo fato de que a URT já estava rebaixada para o Módulo 2 do Campeonato Mineiro. O time de Patos de Minas terminou sua campanha no Estadual na lanterna da competição, com apenas cinco pontos. Apesar da fragilidade do adversário, o Cruzeiro não conseguiu imprimir seu ritmo durante a partida.

O time celeste só conquistou os três pontos por causa de um gol de Élber logo aos 8min, e uma falta cobrada no segundo tempo por Anderson. O atacante celeste marcou pela sexta vez e entrou na briga pela artilharia com boas chances.

A equipe celeste foi a 24 pontos e terminou a primeira fase com um aproveitamento de 72,72% dos 33 pontos disputados. Nos 11 jogos disputados, a Raposa teve sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. O ataque foi um dos mais positivos, com 19 gols e a defesa a melhor, com apenas cinco gols tomados.

O Cruzeiro enfrenta o grande rival Atlético na semifinal, jogo que nesta primeira fase terminou em empate em 1 x 1. O Galo terminou na terceira posição, já que ficou apenas empatou em 2 x 2 contra o rebaixado Uberlândia, neste domingo, no Triângulo Mineiro.

O jogo

O Cruzeiro começou dominando a posse de bola, mostrando que não queria esperar muito para abrir o placar contra o lanterna. Com muitos toques pelo meio-campo, o time celeste tentava penetrar na defesa da URT pelo lado esquerdo, sempre com Francismar e Júlio César, até que aos 5min, saiu o cruzamento do lateral para uma cabeçada para fora de Alecsandro.

A pressão cruzeirense teve resultado aos 8min. O time celeste teve escanteio pelo lado esquerdo e o meia Francismar cobrou em jogada ensaiada. O zagueiro Moisés estava na primeira trave e escorou para trás. A bola picou no gramado e sobrou livre para a cabeçada de Élber, que marcou o seu sexto gol no Campeonato Mineiro.

Depois do gol, o Cruzeiro diminuiu o ritmo, tocando a bola sem agredir o adversário. O time celeste continuou tentando entrar pela esquerda do ataque, com Gil arriscando algumas jogadas individuais sem sucesso. Élber e Alecsandro seguravam a bola pelo meio, procurando opções de jogadas, mas não encontravam.

Em jogada individual, Alecsandro dominou a bola na intermediária da URT e chutou forte. O goleiro adversário tentou chegar na bola, mas ela explodiu na trave. A URT começou a sair um pouco para o jogo, principalmente nos contra-ataques. Pelos lados do campo, a equipe de Patos de Minas tentou alguns cruzamentos para a área do goleiro Fábio.

O único lance de perigo da URT no primeiro tempo começou com um cruzamento da direita. Carioca escorou e a bola bateu na trave. Na volta, outro chute da equipe de Patos de Minas na trave. O Cruzeiro continuava a atacar pelo lado esquerdo. Aos 38min, Francismar chutou de fora da área para a boa defesa de Zé Humberto.

Dois minutos depois, o Cruzeiro teve escanteio pela esquerda. Francismar cobrou e a bola sobrou para o zagueiro Edu Dracena, que chutou para fora. A equipe celeste começou a pressionar a URT novamente. Aos 41min, Élber dominou dentro da área e de virada chutou para fora, desperdiçando a oportunidade de ampliar o placar.

O segundo tempo também começou morno, sem grandes chances de gol de ambos os times. O Cruzeiro continuava caindo mais pela esquerda e Francismar errando muito passes. A torcida celeste gritou o nome do jovem Kerlon. O técnico Paulo César Gusmão concordou com a dica das arquibancadas e colocou em campo o "Foquinha".

O garoto entrou bem na partida. Logo nos seus primeiros minutos dentro de campo, entrou driblando pela defesa da URT e chutou perigosamente, mas a bola foi para fora. O Cruzeiro manteve o ritmo lento e chegou ao segundo gol com o lateral-esquerdo Anderson, que entrou no lugar de Júlio César. Ele cobrou falta, a bola fez uma curva e entrou no ângulo direito.

A Raposa ainda teve a oportunidade de ampliar o marcador poucos minutos depois com o atacante Gil. Ele entrou na área adversário com a bola dominada, driblou o goleiro Zé Humberto, mas perdeu a chance clara de gol. Depois disso, a equipe celeste não teve mais chances.