16/02/2006: Cruzeiro 2x0 Uberlândia

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006



Cruzeiro 2x0 Uberlândia
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 16/2/2006
Local: Mineirão
Público: 5.608 pagantes
Renda: R$ 23.772,50
Árbitro: Juliano Lopes Lobato
Gols: Élber, aos 32 min do primeiro tempo; Diego, aos 5 min do segundo tempo
Cruzeiro: FábioMoisés, Edu Dracena e André Leone (Leandro Bomfim)JonathanDiogoRecifeFrancismar (Wagner) e Júlio CésarGilÉlber (Alecsandro) e Diego
Técnico: Paulo César Gusmão
Uberlândia: Alonso, Valdir, Luís Eduardo e Heury; Jaiminho, Shell (Souza Baiano), Tobi, Eliveltón (Rogério) e Safira; Wallax e Luizinho (Roger)
Técnico: Roberto Palmieri
Cartões amarelos: André Leone, Recife, Edu Dracena e Leandro Bomfim (Cruzeiro); Alonso, Jaiminho, Safira e Heury (Uberlândia)

********
Cruzeiro vence, mantém liderança e fica perto de vaga no Mineiro
Do Pelé.Net
Em Belo Horizonte
O Cruzeiro venceu o Uberlândia por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Mineirão, e se manteve na liderança do Campeonato Mineiro. Além de assegurar a ponta, o time celeste ficou bem próximo de garantir a classificação às semifinais da competição.
A Raposa iniciou mal a partida e deu espaço para o adversário ameaçá-lo. Mas mesmo assim conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Élber, que teve mais três chances para marcar. No começo do segundo tempo, Diego fez de cabeça e selou a vitória.

Com o resultado, o Cruzeiro continua em primeiro lugar na classificação com 17 pontos ganhos em sete jogos. Foi a terceira vitória seguida do time celeste no Mineiro. Anteriormente, havia vencido o Villa Nova, por 2 x 0, no Independência, e o Guarani, por 3 x 0, em Divinópolis. A Raposa segue invicta na competição - são cinco vitórias e dois empates, um aproveitamento de 80,95%.

O Uberlândia, que sofreu a sexta derrota no Estadual, vai mal na competição. O time do Triângulo Mineiro ocupa o 11º lugar (penúltimo colocado) com apenas três pontos em sete jogos, obtidos na única vitória da equipe no Mineiro diante da URT, por 2 x 1 - o aproveitamento é de apenas 14,28%. A equipe segue na zona de rebaixamento e cada vez mais ameaçada de descer para o Módulo II.

O técnico Paulo César Gusmão precisou mexer na equipe, uma vez que os volantes Diogo e Jonilson cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Como contava apenas com Recife para a posição, o treinador optou por escalar três zagueiros, promovendo a entrada de André Leone ao lado de Moisés e Edu Dracena.

No ataque, Élber, que começou como titular pela primeira vez, ganhou a disputa por posição com Alecsandro, que foi para o banco de reservas. Diego foi mantido no lugar de Araújo, que passará por cirurgia no joelho direito e só volta a atuar dentro de sete meses.
No próximo domingo, o Cruzeiro tem o clássico com o América-MG, às 16h, no Mineirão. O Coelho, que vem de duas derrotas seguidas - para o Atlético-MG, por 1 x 0, pelo Estadual, e para o Volta Redonda, por 2 x 1, pela Copa do Brasil -, terá a estréia do técnico Flávio Lopes, que entrou no lugar do demitido José Maria Pena.

No mesmo dia, o Uberlândia recebe o Guarani de Divinópolis, às 16h, no Triângulo Mineiro, pelo Campeonato Mineiro. Uma nova derrota pode complicar ainda mais a situação do time na competição estadual.

O jogo
O Cruzeiro começou mal a partida e chegou a sofrer uma certa pressão do Uberlândia em pleno Mineirão. O time celeste acordou somente a partida dos 25min, quando Élber teve grande chance para abrir o placar, mas parou na bola defesa do goleiro Alonso. Seis minutos depois o mesmo atacante voltou a levar perigo ao adversário.

Após desperdiçar duas oportunidades, Élber conseguiu atingir o seu objetivo e abriu o placar aos 33min. O atacante pegou uma bola chutada por Edu Dracena e bateu de perna esquerda para o fundo das redes. O centroavante marcou o terceiro gol com a camisa celeste e assumiu a artilharia da equipe no Mineiro.

O Uberlândia reclamou bastante com a arbitragem pedindo impedimento de Élber no lance, o que rendeu cartão amarelo para o goleiro Alonso. O Cruzeiro manteve o ritmo e criou outras oportunidades para ampliar. Élber por pouco não marcou novamente, mas a bola acabou acertando o travessão do adversário.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo em cima do Uberlândia e ampliou o placar logo aos 5min. Após jogada de Jonathan pela direita, Diego escorou de cabeça e mandou para bola para o fundo do gol de Alonso. Foi o segundo gol do atacante no Estadual.

O experiente atacante Elivélton, principal jogador do Uberlândia, teve seu nome gritado pela torcida do Cruzeiro ao ser substituído aos 26min. Ele foi o autor do gol que deu o título da Copa Libertadores à Raposa, em 1997, na vitória de 1 x 0 sobre o Sporting Cristal, no Mineirão.

PC Gusmão também mexeu no Cruzeiro. O treinador promoveu a estréia do meia Leandro Bomfim, que entrou no lugar do zagueiro André Leone. O jogador teve uma passagem pelo São Paulo, mas não foi aproveitado.

O Cruzeiro, no entanto, diminuiu o ritmo e administrou o resultado no Mineirão. O Uberlândia tentou ameaçar o time celeste, mas não conseguiu passar da defesa da Raposa.

Ipatinga vence

O Ipatinga venceu o Villa Nova por 2 x 1, de virada, com gols de Léo Medeiros e Enrico, e assumiu a vice-liderança do Mineiro com 15 pontos, dois a menos que o líder Cruzeiro. O time de Nova Lima segue em oitava lugar com oito pontos em oito partidas.